Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Restart

A Restart é um centro de formação profissional que constitui um espaço único de formação, produção e animação cultural em Lisboa.

MASTERCLASS TINA FRANK

Boas Vibrações | vê a Música, sente o Design

2 de Outubro 2008, quinta-feira às 14h30

ENTRADA LIVRE sujeito a -inscrição

Sputnik

 

 

 

 

 


 


 

 

 

 

 

 

 

 

O que acontece quando a informação hierarquicamente estruturada do design se encontra e concilia com a “estética punk”? E quando as artes visuais se encontram com o mundo do design gráfico profissional, o marketing, os clientes e os orçamentos? Nesta mater class, Tina Frank irá falar destas simbioses e procurará traçar alguns vectores de cruzamento entre os seus últimos trabalhos de design e as suas experiências de criação livre e experimentação associadas ao “live visuals act”, ao vídeo experimental e ao multimédia.

 

Chronomops

Tópicos de Conversa

Design para música
- sobre as ligações entre arte e criação /entre  o trabalho de estúdio e o que está em seu redor

Transpor barreiras
- design gráfico : web design : design para música : instalações : 3D : arte : imagem estática : design gráfico.
- transpor barreiras: incorporar conhecimentos de uma área na seguinte. No processo,  uma área ganha valor adicional.

O mundo enquanto fonte de criação

Tina Frank estudou design gráfico em Viena, e no início dos anos 90, começou a trabalhar no MetaDesign em Berlim. Em 95, decidiu iniciar-se no mundo empresarial por conta própria com a sua primeira empresa U.R.L. Agentur für Informationsdesign (Vienna, Berlin). Mais tarde, criou com Judith Scheikl a "designby frank scheikl", concentrando-se em design corporativo e sistemas de sinalética. Em 2007 abriu a Tina Frank Design e é actualmente professora de design de comunicação na Universidade de Artes em Linz, Áustria.

Designer multifacetada, reconhecida internacionalmente pelo seu talento e inovação, Tina Frank, “visual artist” ou designer simplesmente, é sempre sinónimo de mestria, e qualquer tentativa de apresentação do seu trajecto, não pode nunca passar disso mesmo: uma mera tentativa.
Importa pois entender o seu trabalho à luz da pluralidade e da transversalidade nas artes visuais, quer como designer quer como “artista visual” associada à produção e criação de imagens em tempo real para concertos e live performances. Falar de Tina Frank, é falar de alguém que procura e explora a mudança através de novas e excitantes combinações, procurando desafiar o difícil equilíbrio entre forças e campos aparentemente contraditórios.
As suas raízes experimentais estão intimamente ligadas ao design de capas para a conceituada Mego, label de excelência na música electrónica experimental iniciada em meados dos anos 90 por PeterRehberg (Pita). Ao mesmo tempo, Tina iniciou-se também na experimentação paralela de “live visuals”, vídeo e multimédia, actividade que tem mantido desde então e que a têm levado a cruzar-se com um grande números de criadores transdisciplinares.
No livro “Graphic Design for the 21st Century”, da Tachen Books, aparece referenciada como um dos 100 melhores designers gráficos do mundo. Colaborou com músicos como Chicks on Speed, Florian Hecker, General Magic, Ivan Pavlov (COH), Peter Rehberg, entre muitos outros. Em 2002 uma compilação dos seus trabalhos foi editada pela editora japonesa Gas com o nome de Fuzzy Motion – Pictures without legs 1995-2002. Em 2003, o Institute of Contemporary Arts  organizou uma exposição individual do seu trabalho no New Media Centre em Londres. Em 2006 o vídeo chronomops recebe o primeiro prémio na diagonale 06 para o video mais inovador, entre experimental, animação ou curta-metragem de 2005/2006. Ainda no mesmo ano, a lendária Asphodel lançou o seu primeiro DVD Fateless – uma colaboração com o duo Australiano dj Martin Ng /Oren Ambarchi, e o também artista visual Robin Fox
Performances e contribuições em exibições suas puderam ser vistas em lugares como o festival resfest, o Ars Electronica, o Centre Pompidou, o ICC (Tokyo), etc, etc.  Mais em: http://www.frank.at

 

PARCERIA
Esta Masterclass e o Workshop Suneaters | Construção de Robots, com Carsten Goertz (www.yugen.de), de 29 Set a 3 Out, são acções realizadas em parceria com o festival EME 08 a decorrer entre 1 e 4 de Outubro, no Teatro Ibérico.

 

ENTRADA LIVRE
Sujeito a pré-inscrições via e-mail (info@restart.pt) ou telefone (218923570) até ao máximo de 40 vagas.